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Foodtechs levam inovação à cadeia da alimentação

Por Danylo Martins | Para o Valor, de São Paulo


Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com os hábitos alimentares e exigentes em relação à origem dos ingredientes. De olho nessa tendência, empreendedores apostam na tecnologia para gerar inovações na cadeia do alimento, desde o cultivo até a mesa das pessoas. Há agora 123 empresas com esse foco no país, conforme levantamento da iniciativa Foodtech Movement, lançada em maio deste ano, quando o número de foodtechs no mercado era 53.


"Em 2050, seremos quase 10 bilhões de pessoas no mundo. Hoje, a indústria só atende 50% desse total", diz Carolina Bajarunas, fundadora da consultoria Builders e idealizadora do Foodtech Movement, que procura aproximar as startups de companhias do setor alimentício e do agronegócio.


Cansado de comer em restaurantes na hora do almoço, o publicitário Nelson Andreatta vislumbrou em meados de 2016 um negócio que pudesse servir comida caseira. Daí nasceu o aplicativo Eats for You, lançado em março deste ano. Disponível por enquanto em Alphaville, o aplicativo está sendo testado na região da Berrini e a meta, até o fim do ano, é chegar aos demais centros empresariais da cidade de São Paulo. Em 2019, a expectativa é expandir para Grande São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Em seis meses de operação, foram vendidas 12 mil marmitas, com geração de R$ 100 mil aos cozinheiros cadastrados na plataforma. Por dia, são comercializadas, em média, 150 marmitas. Sem cobrar dos cozinheiros e das cozinheiras, a Eats for You lucra com uma taxa de 13% sobre cada venda. A distribuição é feita por trailers e foodbikes espalhados pelos centros empresariais. A startup espera faturar R$ 500 mil neste ano.


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