top of page
Buscar

Startup aposta em "comida de mãe" para rentabilizar venda de marmita

Eats For You oferece refeições caseiras encomendadas por aplicativo


JÚLIO MOREDO SÃO PAULO

Publicado em 29/08/18 às 10:00

Ponto de retirada da Eats For You: startup oferece também delivery por meio de empresa conveniada .

Conectar pessoas que gostam de cozinhar e quem aprecia comida caseira é a proposta da Eats For You, startup fundada há seis meses em São Paulo. A ideia é gerar renda para donas ou donos de casa e oferecer refeições variadas a quem não tem tempo de prepará-las ou está cansado de restaurantes.


Para isso, a empresa desenvolve convênio com cozinheiros que passam por uma seleção e recebem orientação sobre questões técnicas e legais. O aplicativo permite ao usuário pedir um prato para almoço e recebê-lo em casa ou no trabalho, ou retirá-lo em um ponto próximo de onde estiver.


O serviço funciona de segunda à sexta, inicialmente em duas regiões: Alphaville, que se estende pelos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, e nos bairros de Santo Amaro, Morumbi, Brooklin, Moema, Itaim Bibi e Vila Olímpia, na capital paulista.


O usuário faz o pedido até as 10h30 e pode retirá-lo em um trailer da startup. Se optar por delivery, em um raio de até 7 km, a taxa de entrega máxima é de R$ 8,50. Alphaville foi escolhida para o início da operação por reunir muitas empresas e apresentar alta demanda alimentícia. O trailer fica em um ponto estratégico e as entregas são feitas por uma empresa conveniada.


O aplicativo oferece de dez a doze opções de refeição por dia. A faixa de preço dos pratos vai de R$ 14 a R$ 16. Somado à taxa de entrega, o valor máximo por marmita é de R$ 24,50.


A startup fica com uma taxa de intermediação de R$ 2,12 em cada operação, descontada após a venda. A definição dos valores foi fundamental para viabilizar o negócio, conta o fundador e CEO, Nelson Andreatta.


“O nosso desafio foi este. Não posso ter uma oferta muito grande de cozinheiras sem demanda por pedidos, e também não posso ter uma região com demanda de pedidos e uma oferta baixa de marmitas. Esta questão ficou resolvida com essa tarifa baixa de ‘ponte’ entre produtor e consumidor”, afirma.

Quem cozinha tem liberdade para montar seu menu e orçar os pratos no valor desejado, ficando a startup responsável por fechar o preço na consultoria técnica. Cada cozinheiro pode oferecer até dois pratos diários. A partir da 300ª venda, o limite cai e o número de pratos pode aumentar. “Já totalizamos 7 mil pedidos desde março”, diz Andreatta.


Ele trabalhava com branding em Cuiabá, de onde saiu para São Paulo no início de 2018, já com a ideia de rentabilizar a venda de comida caseira por meio da tecnologia. “Na hora do almoço, não aguentava mais comer comida de restaurante, sempre com o mesmo tempero. Olhava ao redor e via os prédios residenciais, imaginava as donas de casa temperando aquela comida gostosa, daí pensei em criar algo que permitisse transformar isso em um serviço rentável”, conta.


Andreatta aproveitou a experiência e os conhecimentos em marketing para planejar o novo negócio. “O candidato passa por avaliação e orientação técnica para anunciar seus pratos, com controle nutricional sob cartilha da Anvisa. Depois fornecemos talheres, avental, embalagem, lacre e guardanapos com nossa identidade visual para comercializar o produto”, diz.

Lançada em março, a Eats For You tinha em julho 25 cozinheiros ativos e 300 em treinamento. A meta é atingir 1.500 parceiros e atuar nos principais centros do Sudeste, afirma o CEO. A empresa tem 12 funcionários e pretende ampliar as localidades atendidas, montando trailers nos grandes centros empresariais de São Paulo até o fim de 2018.


Para 2019, o objetivo é ampliar o horário de funcionamento para atender também no jantar, e ainda nos fins de semana e feriados. Além disso, está prevista a inclusão de sobremesas, sucos e lanches artesanais no cardápio.


 
 
 

תגובות


bottom of page